A relação da pele e o tempo seco
| Em out15,2018
Tempo seco e saúde definitivamente não combinam. E uma das partes do nosso corpo que mais sofre é a pele. Este é um clima bastante comum principalmente no inverno, que é quando há pouca quantidade de água em forma de vapor na atmosfera, deixando a umidade relativa do ar em uma porcentagem baixa. Para se ter uma ideia, de acordo com especialistas, o ideal é que esta umidade relativa do ar esteja acima dos 50%. Se estiver abaixo, os riscos à saúde são grandes.
O Brasil sofre bastante com isso no inverno. Porém, há regiões na área central do território que costumam padecer com este problema durante quase todo o ano. Esta faixa do território abrange sobretudo o Centro-Oeste e o sertão nordestino, mas também algumas partes das regiões Norte e Sudeste.
Somado às temperaturas e umidade baixas, o vento e banhos quentes e demorados só pioram a situação da pele, bem com a dos lábios e cabelos. “Nessas circunstâncias, a gordura existente na camada superficial da pele é removida, de forma a causar o aparecimento da desidratação – como o ressecamento, descamação e irritação da pele, ou o agravamento de problemas dermatológicos já existentes, como a psoríase e as dermatites atópicas (áreas de vermelhidão e descamação na pele que acometem os alérgicos) e seborreica (placas vermelhas descamativas que geralmente acometem a face)”, explica a dermatologista Dra Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD).
Entre os problemas que podem surgir ou se agravar para o maior órgão do corpo humano nesse período é a dermatite seborreica, já que banhos com água em alta temperatura removem a oleosidade da pele. Além disso, esfregar-se muito com bucha também agride os tecidos, ressecando ainda mais a pele.
Sendo assim, há diversas dicas para cuidar melhor da pele durante o tempo seco. Realizar a limpeza com frequência, mesmo que com água e sabonete, ajuda na pele do rosto, bem como usar hidratantes, que também devem ser utilizados nas demais parte do corpo. O uso de filtro solar diariamente não pode ser deixado de lado, independentemente da temperatura. Por fim, beber muito líquido e consumir frutas e verduras é de grande ajuda para hidratar-se de dentro para fora. Não deixe que o tempo seco acabe com a saúde de sua pele!