VEGETARIANISMO E VEGANISMO? ENTENDA A DIFERENÇA
| Em dez20,2019
Quer adotar uma alimentação vegetariana ou vegana e não sabe como começar? Mudar hábitos alimentares não é fácil, principalmente no começo. Deixar para trás coisas que você gosta tanto de comer é um desafio. Mas, quando o objetivo é ter uma vida mais saudável e consciente, todo esforço vale a pena.
Escolher uma alimentação vegetariana ou vegana significa se privar de algumas coisas. Por outro lado, é uma chance para você enriquecer sua dieta. Isso significa trazer novos alimentos e novas formas de preparar seus alimentos favoritos.
Continue lendo e descubra como transformar sua vida através dessas duas formas de se alimentar.
Ser vegetariano é…
Se você escolher ser vegetariano, sua dieta será livre de carne. Mas, será riquíssima em cereais, leguminosas, castanhas, sementes, verduras, legumes e frutas. Bastantes coisas, né? Com essa dieta, você também se livra dos conservantes, corantes e das toxinas presentes em alimentos não naturais.
E não para por aí: a dieta vegetariana é pobre em gorduras. Ou seja: cheia de coisas boas para a sua saúde. Com ela, estudos mostram que seu coração fica mais saudável e que há uma tendência a perder ou manter o mesmo peso. Outro benefício está ligado à longevidade, já que a dieta rica em antioxidantes regenera mais rápido as células do seu corpo.
… fazer boas escolhas
Vale lembrar que existem quatro tipos de dieta vegetarianas:
– ovolactovegetariana: não come carne, mas adota derivados de leite, ovos e mel.
– lactovegetariana: não come carne nem ovos, mas dota derivados de leite e mel.
– ovovegetariana: evita carne e derivados de leite, mas permite ovos e mel.
– vegetariana restrita: não come carne, ovos, derivados de leite ou mel.
Sabendo disso, escolha aquela que faz mais sentido para o seu momento. Ou, ainda, mude entre elas para ter cada vez menos alimentos de origem animal.
E ser vegano é…
O veganismo não é uma dieta, mas um estilo de vida. Por isso, escolher o veganismo muda mais do que a sua alimentação. Muda a sua forma de ver e se relacionar com o mundo. Ser vegano é prezar por um mundo onde não há crueldade contra os seres vivos e não consumir nada de origem animal.
… mudar sua rotina
Se você acha que ser vegano tem mais a ver com você, vamos ajudá-lo. Não se preocupe em mudar toda a sua vida uma vez. Aproveite essa jornada rumo à uma vida mais consciente. Afinal, é um processo de autoconhecimento e de encontrar um novo lugar no mundo.
Por isso, vamos ajudar você a encontrar uma nova rotina. Aqui vão algumas dicas para você começar a aproveitar este novo estilo de vida:
1. Aprenda a cozinhar seu próprio alimento
Ainda é difícil encontrar lugares com alimentos veganos. Então cozinhar significa que você terá mais controle do que ingere, além de aproveitar mais o processo alimentar.
2. Comece a fazer substituições
Aos poucos, diminua carnes, ovos, leites e derivados. Ao mesmo tempo, substitua, uma vez por semana, um prato por legumes. Por fim, inclua novos grãos e aprenda novas formas de preparar seus alimentos favoritos com opções naturais.
3. Fique de olho nas suas taxas
Com a mudança alimentar, naturalmente seus nutrientes mudarão. Por isso, regularmente vá ao médico para analisar as taxas de ferro, cálcio, vitaminas e gorduras.
4. Pesquise a origem da sua comida
Ser vegano é sobre não ser cruel com seres vivos. Isso significa as pessoas que trabalham para fazer a sua comida também. Pesquise se há exploração no processo de cultivo do seu alimento.
5. E também de tudo o que você consome
A mesma regra acima se aplica ao que você consome. Roupas, sapatos, item pessoais e de higiene: procure saber a origem. Afinal, ser vegano é sobre ter um consumo mais ético.
A Almaya é uma empresa comprometida com o consumo vegano e consciente. Por isso, produzimos cosméticos botânicos, livres de insumos animais e cruelty-free. Saiba mais sobre o nosso posicionamento.